Durante a negociação de compra e venda de aeronaves, é fundamental que seja efetuado um trabalho de pré-compra junto a uma oficina homologada pela ANAC. Isto garante segurança de um bom negócio para ambas as partes.
Se tratando de aeronaves homologadas, existem muitas exigências que devem ser atendidas para que a mesma esteja em condições aeronavegáveis. Não basta a aeronave estar com uma aparência boa, ela precisa estar em dia com os requisitos regulamentares que permitem a operação segura. Todos os componentes controlados, devem ter o que chamamos de rastreabilidade, ou seja, um documento que comprove a origem do componente, garantindo que o mesmo é uma peça aprovada para instalação. As inspeções periódicas também devem estar com os registros em dia.
Com a análise documental, é possível verificar se a aeronave é, e se sempre foi mantida de acordo com os manuais de manutenção do fabricante, se há histórico de acidente ou incidente, que peças foram substituídas ou reparadas ao longo do tempo, e quem foi o responsável pela execução de cada serviço. Além do mais, a ANAC exige que o proprietário tenha todos os diários de bordo antigos, cadernetas de registro de serviços (célula, motor e hélice), trabalho este que deve ser efetuado por profissionais capacitados.
A inspeção física da aeronave busca verificar o estado de conservação da mesma, inspecionando a aeronave quanto a indícios de discrepâncias, tais como corrosão, avarias que possam não ter sido documentadas, mau funcionamento de algum sistema, etc.
Também é efetuada medição da pressão diferencial dos cilindros do(s) motor(es), análise espectrométrica de óleo para verificar a presença de limalhas no motor, conferência dos componentes controlados que estão instalados na aeronave, e verificação quanto ao correto funcionamento dos sistemas e equipamentos instalados.
Ao final do serviço é fornecido para o comprador e para o vendedor, um relatório contendo todo o serviço efetuado, os itens verificados, discrepâncias encontradas (tanto fisicamente, quanto documentalmente) e relação de itens com vencimento próximo. Com este relatório em mãos, o futuro comprador terá conhecimento do real estado da aeronave, bem como dos itens que precisarão ser verificados, podendo assim solicitar orçamento para resolução das pendências e assim avaliar se comprando a aeronave estará realmente fazendo um bom negócio ou não. Enfim, sabendo o que está comprando se evitam muitos problemas.
Conte conosco antes de comprar ou vender sua aeronave, estamos a disposição para auxiliá-lo nesse processo.